domingo, 29 de abril de 2012

Midnight Priest - Midnight Priest

Foi confirmada na passada sexta-feira a presença dos Midnight Priest no Wacken Open Air, o maior festival de Metal do mundo, depois de terem ganho a edição nacional da WOA Metal Battle. Quem diria que estes rapazes iriam chegar tão longe… Foi (já!) há quase dois anos que falei aqui pela primeira vez nuns jovens chamados Midnight Priest, na altura, tinham a Demo Tape “The Priest Is Back” e o promissor EP “Rainha Da Magia Negra” cá fora e andavam a dar bastante que falar e a deixar o caos e o degredo por todos os palcos que passavam! Heavy Metal tradicional, cantado em português, com refrões bastante orelhudos, grandes solos de guitarra, altamente recomendado para qualquer fã de Heavy Metal puro. As influências? Continuam as mesmas… Mas já não são aqueles putos rebeldes com atitude Punk… Nada disso… Agora temos uma banda muito mais madura e complexa, tanto a nível lírico como musical. A edição do novo álbum homónimo ficou a cargo da internacional Stormspell Records, em CD, e através d’A Forja, em LP.

Influências de Iron Maiden, Judas Priest, Angel Witch e Mercyful Fate são as mais evidentes, nalguns temas até, com riffs iguais ou ligeiramente alterados, exemplo disso é a saudosa “Cidade Fantasma” parecidíssima à “The Trooper”, entre outras também… Mas a banda também não parece se importar com aquilo que soam ou com aquilo que imitam, na verdade, têm garra e paixão ao Heavy Metal “verdadeiro” e isso é o mais importante de tudo! Essencial a destacar são os cantos leves e aterrorizantes (“Segredo De Família”), o órgão e o coro de igreja (“Sábado Negro”), introduções limpas, sombrias e serenas (“A Uma Caveira Dourada” e “No Calor Do Inferno”) e aqueles riffs que nos cativam logo à primeira audição (“Cidade Fantasma”).

A dupla de guitarristas é mais uma vez o ponto forte da banda embora com menos potência que no EP, na minha opinião. Não há aqui nenhum solo épico e estrondoso como havia em temas tipo “Rainha Da Magia Negra” ou “O Conde”. Ou melhor, até há solos, mas não são tão bons, por outro lado, este álbum é mais inovador, é muito mais do que apenas grandes guitarradas. Evoluíram muito a nível musical, mas continuo a preferir a simplicidade e imaturidade rebelde desse grande EP que é a “Rainha Da Magia Negra”. Neste registo os Midnight Priest apostaram mais ambientes sombrios e negros que entram em perfeita sintonia com o artwork do álbum, bastante bom, embora lembre alguns discos dos anos 80.

Faixas muito boas que ainda não referi são “Ferro Em Brasa” com aquele refrão infernal que já andava a devastar os palcos por onde os Midnight Priest passavam por esse país fora… Destaque para o super solo de guitarra! Outro grande tema é “Feitiço Do Cabedal” com umas líricas bastante boas. “Triunfo Do Aço” é uma faixa que fica logo no ouvido com o seu grande riff inicial e mais uma vez o que se destaca é a dupla de guitarristas e nesta faixa em especial, a voz do Padre, que no geral, melhorou bastante desde o último registo da banda. Outro ponto a destacar e que se distingue dos lançamentos anteriores é o som do baixo, muito mais audível em todo álbum. A captação da bateria também está muito melhor, não fosse a banda gravar o álbum à Polónia! A qualidade e produção é outro factor a ter em conta, que é algo que está cada vez ao mais alto nível, basta ouvirem a discografia da banda desde a Demo Tape “The Priest Is Back” até este álbum

É Heavy Metal como manda a lei, sem tretas, cantado em português, altamente aconselhável para quem adora o verdadeiro Heavy Metal! Sem dúvida um dos melhores álbuns lançados em 2011 em Portugal. Altamente aconselhável a compra em vinil.

5 comentários:

  1. congrats para uma grande banda! ;)

    continua assim!

    ResponderEliminar
  2. Aww, eu só tenho o Design Your Universe =( Conheces Epica desde os seus primórdios ou encomendaste os álbuns mais antigos? (e se não for nenhuma das duas, como é que arranjaste a discografia?? *o*)

    Eu só achei mal o meet&greet ter sido tão curtinho (foi mais um greet do que meet) e o facto de a Simone estar de fones nos ouvidos, mas não se ouvia música, por isso deduzo que ouvisse pelo menos os fãs a cumprimentá-la (eu só consegui ficar pasmada com a cara a 10 cm da dela e ela abençoou-me com um sorriso maior do que eu xDDD)

    Esta foi a minha 1ª vez a vê-los ao vivo (depois de anos de ânsia e desespero xD) Quanto ao acontecimento no palco propriamente dito, adorei cada um deles, a Simone tinha momentos simplesmente geniais, mas fiquei surpreendida por ela não conseguir cantar os graves na Delirium xD E claro, os clássicos arrepiaram-me toda, mas também acho que estiveram muito bem com a parte do Requiem =) E adorei o facto de terem tocado A Requiem, é das minhas favoritas do álbum ^^

    Eu fiquei com a garrafa de água da Simone xDD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso arranja-se facilmente em lojas portuguesas. Os álbuns/edições mais antigas custam mais a encontrar porque a editora, Transmission Records, fechou, em 2006 se não me engano. Então já não são feitas mais edições desses álbuns.

      Ficam aqui alguns links onde podes comprar alguns álbuns:
      http://piranhacd.com/
      http://www.rastilho.com/
      http://lost-underground.com/

      Podes obtar por mandar vir do estrangeiro, é mais barato mais dá muito mais trabalho!

      Eliminar
    2. Só vi isto agora :x

      Obrigada pela informação =)*

      Eliminar