quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Thugnor - Scrolls Of Grimace

Thugnor é a par de outros projectos de JA, como Hoth, Nethermancy ou Alastor, um dos mais interessantes em Portugal. Alastor como já foi aqui referido é aquele Black/Thrash agressivo das cavernas com riffs que não lembram ao diabo, Hoth uma espécie de Black Metal mais experimental com muitas teclas e Nethermancy é Black Metal demasiado brutal! Thugnor é Doom Metal obscuro e épico, com vocais podres e rasgados, ritmos lentos e decadentes com alguns bons solos… Mas é sobretudo a atmosfera negra e inóspita que destaca este outro projecto do fundador dos Decayed. Gravado no Hell-Mayhem Studio entre fins de 2008 e 2010, “Scrolls Of Grimace”, é uma obra-prima do Black/Doom nacional, são 11 temas que perfazem uma hora de escuridão, trevas e decadência.

À semelhança de Decayed ou Alastor, as introduções dos temais são imprescindíveis para entrar na atmosfera do álbum, límpidas, serenas, assustadoras, guitarras limpas, e começa logo com “Walkyr Across The Skies (Scrolls Of Grimace Part I)”. É no segundo tema, “Under The Oak (Scrolls Of Grimace Part II)”, que ficamos com a ideia daquilo que vai ser o álbum e é mesmo em “The Forgotten Ritual” que as coisas começam a ficar mais interessantes, batida e riffs lentos, bateria pontual e claro, um grande solo de guitarra. “Bow To The Altar” é outro grande tema marcado pela melodia inicial espectacular que vai marcar os minutos seguintes. “Within The Deep” é um tema absolutamente épico marcado especialmente por aquele canto feminino de fundo que dá um ar fantasmagórico à música, destaque também para o solo e para aquelas paragens para partes mais limpas e semi-acústicas. “Take The Seal” é dos temas mais mexidos, grande main riff, mas sempre lento e sujo, e os vocais não falham, sempre rasgados e assustadores, como que a declamar poesia.

“Blackest Sabbath” é na minha opinião a grande novidade do álbum, uma versão mais lenta e obscura do tema “Black Sabbath” dos Black Sabbath… A chuva a cair, a trovada, os sinos, as guitarras, os vocais à Black Metal que já estamos habituados, é mesmo único, e aquelas partes mais calmas com guitarra limpa com os tambores a acompanhar tornam este cover uma adaptação fenomenal, isto é sim é um grande cover, atmosfera negra e fria, vocais que declamam as letras com uma agressividade sem fim! “As The Candles Burn” é outro grande tema, início forte pesado, lento, sem dúvida uma das faixas mais atmosféricas e transcendentes do álbum. “Forests Of Haze (Scrolls Of Grimace Part III)” é o tema com o melhor solo de todo o álbum e para terminar nada como regressar a sons misteriosos, obscuros e assustadores: “To Thee We Prey (Scrolls Of Grimace Part IV)”.

Thugnor conta já na discografia com uma Demo de 1996 “Hymns To Deah”, um Split com os grandes Decayed, “At The Gates” (Drakkar Productions), e claro esse grande “Scrolls Of Grimace” (de 2011) que teve edição a cargo da Aphelion Productions (da Escócia). É pena projectos como estes não terem a projecção e divulgação como os Decayed, acho que muita gente iria gostar deste tipo de Black/Doom Metal. Saiu recentemente um Split com Decayed e Cunninlingus onde foi reeditada a primeira Demo de Thugnor, o título do Split é “Cast In Fire” e para quem perdeu a Demo no passado, nada melhor que adquirir isto agora, uma edição limitada da Hoth Records.

2 comentários: