quarta-feira, 1 de maio de 2013

Decayed - The Ancient Brethren

Para quem pensava que os Decayed tinham ficado pelo “Chaos Underground” desengane-se… Depois da edição desse álbum negro e decadente ainda saíram cá para fora títulos como “Blasphemic Offerings - The Singles 1993-2011” (compilação), “Lusitanian Black Fucking Metal” (EP), “Darkness Over Germany” (primeiro DVD inédito), Apocryphal Spells (EP), entre outros. Agora estão completamente renovados com H.L. (Vulturius) na voz e Tormentor (Desaster) na bateria infernal. “The Ancient Brethren” é o título do novo álbum da mais antiga formação de Black Metal portuguesa… É já o 9º álbum, o chamamento final aos antigos irmãos que ainda defendem aquilo que os Decayed defendem, o Heavy Metal, a união, a luta! 

E porque idade não pesa o senhor JA vai-nos surpreendendo cada vez mais e este álbum é absolutamente demolidor, bem diferente daquela onda Black ‘n’ Roll com W. na voz… A produção é bastante diferente de todos os álbuns até aqui lançados, o clima do álbum é mais frio, negro, agressivo e própria voz do H.L. contribui muito para isso, é aguda, arranhada, com uma raiva e ódio demolidores! Riffs de guitarra sujos e crus, com grandes solos e uma bateria do diabo a despejar beats por todo o lado. As introduções serenas e calmas são uma das imagens de marca da banda e este registo não foge à regra, logo com “Accursed / Overture” a abrir o álbum. É em “Ancient Abgal” que as coisas começam a ficar mais sérias, sem dúvida uma das melhores malhas do álbum com riff inicial e uma bateria pontual no início como se de uma marcha de guerra se tratasse e o caos começa quando H.L. entra com a voz. “Blood Flow” é a faixa mais agressiva e pesada do álbum, muito rápida e impiedosa. 

“Burning Skies” é das músicas mais interessantes do álbum, pelo ritmo mais balançado e lento, pela letra e pelo som do baixo mais notório que noutros temas. “Destroy Their Reign” é outra malha muito rápida e hostil, já “Flame Of Lucifer” é o tema mais alternativo do álbum (no bom sentido), com um ritmo bem melódico com toques Rock ‘n’ Roll e até a nível da voz o H.L. se arrisca a fazer uns agudos impressionantes e o pequeno solo de guitarra é encantador! “Hellish Incantations” e “Symbol Of Deceit” são mais dois grandes temas, o primeiro com grandes riffs e solos de guitarra (para não variar) e o segundo com uns efeitos na voz que dão um tom ainda mais negro ao álbum. “T.O.T.B.” é o grande momento Doom do álbum, muito relaxante e hipnotizante! “Epitaph” é a última malha e termina este grande momento de destruição maciça de forma épica.

Os Decayed são autores de clássicos incontornáveis e únicos como “The Conjuration Of The Southern Circle” ou “Resurrectiónem Mortuórum” e arriscar-me-ia a dizer que “The Ancient Brethren” é um dos melhores álbuns da carreira dos portugueses, um dos sérios candidatos a álbum nacional do ano, uma grande edição, mais uma vez a cargo da BlackSeed Productions. Enquanto houver JA, haverá Decayed, e mesmo quando ele não estiver cá, vão continuar a sair registos inéditos e impressionantes. O Black Metal lusitano está vivo e para durar!

Sem comentários:

Enviar um comentário